domingo, 27 de setembro de 2009

CURSO DE FILMAGEM - ERROS COMUNS


CentralizAR o assunto principal


Se você indagar a um amador como deve ser feito um bom enquadramento, ele lhe responderá: Basta centralizar o assunto principal. Mas lembre-se: você não está caçando e sua câmera de vídeo não é a mira de uma arma. O posicionamento do tema principal no centro do quadro é uma das características mais amadoras de uma imagem. A centralização não favorece a percepção do segundo plano e confere a imagem a pouco dinamismo e interesse visual. A regra dos terços é uma antiga teoria a cerca da composição que propõe uma forma simples e eficaz de compor a imagem. A idéia é dividir o quadro em nove partes iguais através do traçado imaginário do cruzamento de duas linhas horizontais com duas verticais. Dessa forma, obtemos quatro pontos de interesse (pontos focais) formados pelo cruzamento dessas linhas. A regra diz que esses pontos focais são os mais indicados para a colocação dos elementos principais no quadro.

ABUSO DO ZOOM

O movimento de zoom (in ou out) é muito atraente e tentador para o operador de câmera iniciante. Porém, seu uso exagerado é cansativo e artificial para o expectador, pois o olho humano não varia o ângulo de visão. Além disso, a seqüência ficará previsível e pouco interessante, pois o expectador assistirá às imagens certo de seus movimentos repetitivos. Evite fazer séries de movimentos de zoom e não emende um zoom in com um zoom out. Faça poucos movimentos, sempre justificados. O zoom in deve evidenciar algo ao expectador. O zoom out deve revelar informações novas e, preferencialmente, relacionadas ao assunto do quadro inicial.



GRAVAR A PARTIR DE UMA ÚNICA POSIÇÃO

Novamente, esta é uma das características mais amadoras em uma seqüência de imagens. Movimente-se! Diversifique o posicionamento da câmera e procure pontos de vista mais interessantes. Note que o operador de câmera profissional está sempre se movendo enquanto registra suas imagens.



GRAVAR TODOS OS PLANOS À ALTURA DO SEU OLHAR

Enxergamos tudo a partir da altura de nossos olhos. Portanto, se gravarmos nossas imagens sempre dessa maneira, o resultado será muito convencional. Além de diversificar a posição altere, também, a altura da câmera, a fim de encontrar ângulos visualmente mais interessantes. Câmeras altas e baixas aumentam o impacto visual das imagens.

FAZENDO LONGAS PANORÂMICAS HORIZONTAIS E VERTICAIS

Geralmente, os movimentos de câmera devem ser curtos, para não se tornarem cansativos ao expectador. A famosa panorâmica de 360º deve ser excluída de sua seqüência. Também não emende uma série de panorâmicas, poupando o expectador da incômoda sensação de estar girando o tempo todo.



GRAVAR MUITOS SEGUNDOS DE CADA PLANO


Não edite suas imagens durante a gravação. O tempo de duração de uma tomada deve ser decidido no processo de edição. Para efeito de captação, grave cada plano além do tempo que imagina ser necessário para edição (overlaps).



SE COLOCAR EM SITUAÇÕES DE CONTRA-LUZ


O assunto principal geralmente, em primeiro plano - deve ser mais iluminado que o segundo plano. Em sua situação de contra-luz isto não ocorre e você terá problemas ao fazer o ajuste de exposição. Se trabalharmos com muita luz no segundo plano e uma abertura de diagrama excessiva, a imagem será comprometida, pois as áreas mais claras serão invadidas pelo branco. Dizemos, então, que ouve superexposição e chamados este tipo de imagem de superexposta (estourada) no segundo plano e subexposta no primeiro plano. Portanto, evite colocar-se em situações de contra-luz.


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